A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia da obesidade, é a alteração do sistema digestivo com intuito de diminuir a quantidade de alimentos indigestos pelo paciente, estimulando peptídeos intestinais.

Essa parece uma explicação bem simples, porém, o tema ainda gera muitas dúvidas para quem ouve falar ou está pensando em realizar o procedimento. Gostaria de saber mais sobre o que é a cirurgia bariátrica e como funciona? Continue esta leitura!

A cirurgia bariátrica

A obesidade tem sido um problema para grande parte da população brasileira. E nem sempre é fácil perder esses quilos a mais. A cirurgia bariátrica surgiu como importante aliada diante de pacientes com casos em que falha o tratamento clínico.

Por ser um procedimento cirúrgico, é recomendado para pessoas com obesidade grau 3 que já realizaram outros tratamentos como dieta e exercícios físicos regulares e, ainda assim,  não mostraram resultados.

Além da perda de peso, a cirurgia traz benefícios como a remissão, na maioria dos casos, de doenças como: diabetes, hipertensão arterial, asma, colesterol alto e muito mais.

Como funciona

Muito importante para entender como funciona a redução de estômago, é saber que existem quatro tipos. Confira:

  • Gastrectomia Vertical: também conhecido como sleeve, é removido de 70% a 85% do estômago, se tornando tubolizado e reduzindo o volume de alimentos ingeridos. É uma cirurgia que preserva a passagem de alimento pelo duodeno. 
  • Bypass Gástrico: realiza-se um reservatório gástrico de em torno de 30 a 40ml, ficando grande parte do estômago exclusa do trânsito alimentar. Nesse procedimento, a comida passará pelo reservatório e direto para o jejuno. 

Atualmente, essa cirurgia está bem definida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e o paciente que irá realizá-la deve se submeter à avaliação de diversos profissionais, como: endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta para o pré-operatório. Além disso, passa por exames de endoscopia digestiva, ultrassom abdominal, exames de sangue e entre outros. Por último, é feita a escolha do procedimento (bypass ou sleeve) em avaliação conjunta entre médico e paciente. 

Um grande diferencial da Clínica Primed, é a realização de uma palestra para pacientes que irão passar pela cirurgia e seus familiares. Nela, profissionais qualificados irão explicar melhor sobre a cirurgia e o pós-operatório, problemas que a obesidade pode desencadear e, ainda, traz antigos pacientes para contar sua experiência e trazer suas informações vividas.

Você precisa realizar este procedimento ou gostaria de fazer uma avaliação com um profissional da área? Conte com a Clínica Primed! Dispomos de uma série de especialistas em diversos assuntos e, também, com o Dr. Fabio Quirillo Milleo, que é o precursor da Cirurgia Bariátrica nos Campos Gerais. Além disso, os pacientes têm um atendimento personalizado antes, durante e depois do processo. 

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre cirurgia da obesidade e outras especialidades da área da medicina!

© 2017 - Clínica Primed desenvolvido por TagBit

%d blogueiros gostam disto: