Os pacientes que irão realizar cirurgia bariátrica na clínica devem participar da palestra para entender melhor a obesidade, a cirurgia e seu pós-operatório.

A palestra aborda temas relacionados à obesidade e à cirurgia bariátrica. É direcionada para os interessados em realizar o procedimento cirúrgico, envolvendo tanto os pacientes, quanto os seus familiares. Ocorre a cada 45 dias e é conduzida pelo Dr. Fabio Quirillo Milleo em parceria com profissionais de outras especialidades. A inscrição é gratuita e deve ser realizada previamente na clínica.

A clínica Primed realiza periodicamente a palestra sobre obesidade mórbida com o Dr. Fabio Quirillo Milleo, cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo. Essa prática está alinhada com os valores da Primed de assistência contínua aos seus pacientes e respeito ao ser humano. O Dr. Fabio conduz essa reunião, que tem por objetivo fornecer aos pacientes e seus familiares o máximo de informação para que a cirurgia possa ter um efeito ainda melhor no longo prazo. Desde a tomada da decisão sobre a cirurgia e as rotinas do pré-operatorio (exames, consultas, entre outros) até o pós-operatório (cirurgia, alimentação, mudanças de hábitos, novo figurino, entre outros). Salienta também a importância do envolvimento da família para ajudar nas mudanças que acontecerão no dia a dia do paciente.

Com o objetivo de mostrar os males da obesidade, o Dr. Fabio aborda nessa conversa as doenças que ela pode trazer, como: diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial, esteatose hepática, alterações ortopédicas e alguns tipos de câncer. Para contextualizar o surgimento da doença, o doutor explica sobre a questão evolutiva do ser humano até os dias de hoje e a mudança comportamental que está levando ao aumento exacerbado ano a ano da obesidade. Ao longo de reunião também se discute os tipos de cirurgias, os riscos e benefícios destas, assim como as mudanças que a cirurgia pode trazer ao paciente.

Ao fim da reunião, são convidados pacientes que já realizaram a cirurgia para contarem um pouco sobre o procedimento cirúrgico. Esse é um momento muito importante da palestra, porque, como ressalta o Dr. Fabio, “não existe um padrão quando falamos de pacientes, por isso é importante ouvirmos experiências distintas, para que no futuro tenhamos a nossa”. Após o relato sobre suas experiências, os pacientes operados são convidados a responderem perguntas dos que irão passar pelo procedimento. Apesar de cada paciente ter uma experiência diferente com a cirurgia, essa abertura é importante por proporcionar mais confiança e tranquilidade em ouvir os relatos de quem já passou pela cirurgia. “Eu diria que os depoimentos trazem um destaque para essa reunião, porque trazem também um conhecimento vivido, mas com o aviso constante e reiterado por todos que já a fizeram de que a cirurgia bariátrica é uma ferramenta para ajudar na perda de peso. O resto depende de múltiplos fatores, sem esquecer-se da participação crucial e pró-ativa do paciente”, reforça o médico.

© 2017 - Clínica Primed desenvolvido por TagBit

%d blogueiros gostam disto: